Curso Lógica de Programação / Java

Curso Lógica de Programação / Java
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Descrição

      O curso de introdução a Lógica de Programação/Java é fundamental para quem almeja atuar como programador de computadores. Os conhecimentos adquiridos neste curso serão base para o aprendizado de outras linguagens de programação, tais como, Java, C ou Java Script.

      A procura por profissionais com esta formação é extremamente alta, sendo um dos profissionais mais requisitados da área de TI no mercado de trabalho, que irá desenvolver sistemas em diversas plataformas tendo uma alta remuneração.

Estrutura

Carga horária: 131 horas/aula.

Material didático todo incluso.

Conteúdo (Grade Curricular)

Softwares utilizados: Scratch, JDK, BlueJ, NetBeans

Bases Tecnológicas 

- Conceito de programação orientada a objetos;
- Classes;
- Atributos, métodos, argumentos;
- Objetos;
- Encapsulamento;
- Visibilidade;
- Diagrama de classe UML; 
- Linguagem de programação Java ou Similar;
- Instanciar e interagir com objetos;
- Entrada e saída de dados;
- Variáveis, constantes, tipos de dados;
- Estruturas condicionais ou de repetição;
- Arrays de tipos primitivos / Arrays de objetos;
- Associação simples;

Aula 1  

- Introdução à lógica de programação;
- Objetivos da disciplina e definição de lógica;
- Definição de algoritmo e exemplo de passos lógicos;
- Fluxo de informação (entrada, processamento e saída);
- Jogos lógicos para exercitar o raciocínio;

Aula 2  

- Apresentação do Scratch;
- Alunos se cadastram;
- Conhecendo a tela;
- Mudando o ator;
- Alterando plano de fundo;
- Conjunto de eventos e suas funcionalidades;
- Conjunto de movimentos;
- Conjunto Aparências;
- Exercícios práticos;

Aula 3

- Introdução à linguagem Java (histórico, objetivos, sites oficiais, API, JVM, JRE, JDK, versões do Java, IDE’s, tipos de arquivos [class, java, jar]);
- Java Estruturado (utilizando uma classe principal);
- Conceito de variável e constante;
- Regras de criação de variáveis e constantes (Convenções e normalização) – Ex.: nome, nomePai, VALOR_PI;
- Tipos de dados;
- Atribuindo valores às variáveis (sem interação do usuário), processamento e saída de dados usando o System.out.print() ou System.out.println();
- Alterando valor de variáveis;

Aula 4  

- Apresentação do BlueJ;
- Criando projeto sem pacote;
- Criando classe principal dentro do pacote default – Sugestão classe: Main;
- Criar a estrutura da classe Main com método principal, visando padronização e normalização Java: Classe;
- Exercitando na prática com o uso de variáveis e constantes recebendo valores sem interação do usuário.

Aula 5  

- Operações matemáticas no Java;
- Operadores matemáticos;
- Montando algoritmos com operações matemáticas simples (a+b, a-b, a*b, a/b);
- Cálculos com porcentagens;
- Ordem de precedência de operações;
- Médias, médias ponderadas; 
- Potência, raiz;

Aula 6  

- Uso da classe Scanner para a interação do usuário;
- Exercícios práticos;
- Criando programas com operações matemáticas vistas na aula anterior;

Aula 7  

- Introdução às estruturas de decisão utilizando Hora do Código ou Scratch;
- Estruturas de decisão simples com uma única condicional;
- Operadores de comparação (Relacionais);
- Estruturas de decisão encadeadas;

Aula 8  

- Utilização do if no Java ;
- Controle if – else;

Aula 9  

- Estruturas de decisão com mais de uma condição;
- Operadores Lógicos;

Aula 10  

- Estrutura condicional Switch;

Aula 11  

- Introdução às estruturas de repetição utilizando Jogos da Hora do Código (Angry Birds ou Frozen) ou Scratch;
- Estruturas de repetição do while;
- Contadores e acumuladores;

Aula 12  

- Exemplos com menus utilizando do while;

Aula 13  

- Estrutura de repetição while;
- Diferenças entre while e do while;

Aula 14  

- Estrutura de repetição for;

Aula 15  

- Revisão Geral (Simulado de Lógica);

Aula 16  

- Avaliação N1;

Aula 17  

- Transição de Java Estruturado para Java Orientado A Objetos utilizando NetBeans • Introdução ao paradigma orientado a objetos;
- Classes;
- Conceito;
- Representação no diagrama;
- Atributos;
- Métodos com e sem retorno;
- Regras de nomenclatura de atributos e métodos;

Aula 18  

- Conversão do diagrama de classe para código Java;
- Exercícios utilizando NetBeans;

Aula 19  

- Visibilidade de atributos e métodos (getters e setters);
- Encapsulamento;

Aula 20  

- Classe Main;
- Instanciando objetos;
- Invocando métodos assessores;

Aula 21  

- Retomada de Visibilidade: private/public e Encapsulamento: gets/sets;
- Método toString;

Aula 22  

- Exercícios práticos de visibilidade e encapsulamento e toString;

Aula 23  

- Métodos;
- Com e sem retorno;
- Com e sem argumentos;
- Uso de estruturas condicionais e de repetição dentro de métodos;

Aula 24  

- Exercícios englobando gets/sets/toString e demais métodos;

Aula 25  

- Construtor;
- Criando construtor com e sem argumento;
- Instanciando objetos com construtores criados pelo programador;

Aula 26  

-  Exercícios práticos com uso de construtor e diversos métodos;

Aula 27  

- Associação simples, representação de associação simples no diagrama de classe;
- Exercícios;

Aula 28  

- Exercícios de Associação Simples;

Aula 29  

- Introdução ao conceito de arrays;
- Arrays de tipos primitivos x arrays de objeto;

Aula 30  

- Exercícios de Arrays;

Aula 31  

- Introdução aos ArrayLists;
- Adicionar, listar, ordenar (utilizando métodos do Java);

Aula 32  

- Arraylist: Excluir;

Aula 33  

- ArrayLists – Pesquisa (Específica);
- Desenvolvimento projeto final;

Aula 34  

- ArrayLists – Pesquisa (Abrangente) ;
- Desenvolvimento projeto final;

Aula 35  

- Desenvolvimento Projeto final;

Aula 36  

- Avaliação N2;

Ver mais

Objetivos

      Um bom programador é aquele que, antes de conhecer uma linguagem específica e a sua sintaxe, conhece a lógica por trás das operações. Atualmente, a lógica de programação é conhecida como uma parte essencial na área de TI, não somente na área de TI, mas como em qualquer outra área, afinal sem organização, sem padrão ou uma lógica correta, não é possível solucionar nenhum problema. Nosso objetivo é preparar você para este papel que é muito abrangente, pois através da programação, tanto na linguagem Java ou como outra linguagem de programação, é possível resolver diversos problemas para facilitar no dia a dia do mercado de trabalho.

Vantagens

      Esta área vem crescendo muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais facilidade, manuseio e rapidez no gerenciamento de seus recursos através de sistemas específicos. O mercado nacional e internacional tem a necessidade de profissionais qualificados na área e a procura por pessoas com esse perfil é realmente muito grande.

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Valor parcelado no boleto bancário:

12x de R$ 169,90

Valor parcelado no cartão de crédito / cheque:

12x de R$ 159,90

Benefício: Alunos e ex-alunos da Visual Mídia recebem desconto especial (consulte).

Estacionamento
Material didático exclusivo
Certificado reconhecido em todo território nacional
 
Garantia de aprendizado
Balcão de empregos
 
+ 17 anos de mercado
+ 11 mil alunos
64 cursos
34 professores

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