Graduação - Gerontologia

Graduação - Gerontologia
  • Matrículas Abertas
    Inscreva-se AGORA!

MATRÍCULAS ABERTAS

  • Ensino a distância

Descrição

      A Gerontologia está cada vez mais presente na sociedade, com expressiva alta no número de estudos e demanda maior no mercado de trabalho. Com a crescente expectativa de vida do brasileiro, os graduados em Gerontologia não encontrarão dificuldade para arrumar emprego. Atendendo a essa demanda do mercado, o Curso Superior de Graduação em Tecnologia de Gerontologia do Centro Universitário da UniDomBosco, modalidade EaD, foi elaborado para ser concluído em apenas 2 anos. O gerontólogo, nome dado ao profissional formado em Gerontologia, pode atuar em assistência social, promover dinâmicas em grupo, trabalhos manuais e ajudar os idosos a enfrentar os preconceitos que venham a aparecer. Também pode atender aos idosos que sofreram maus-tratos, além de poder focar o seu trabalho em outros grupos de pessoas, como moradores de rua, imigrantes, pessoas que sofrem de problemas mentais ou que vivem abandonadas.

Estrutura

Visual Mídia - Polo EAD - Unidonbosco - [CÓDIGO PROMOCIONAL PARCEIRO: 0069]

Carga horária: 1.640 h/a + Atividades Complementares 50 h/a. Duração: 02 anos.

Conteúdo (Grade Curricular)

1º Semestre - Graduação - Gerontologia

1.1 Metodologia Científica aplicada à Saúde 40
1.1 INTRODUÇÃO AO ENVELHECIMENTO 40
1.1 Biologia Celular 80
1.1 Anatomia Humana Geral 80
1.2 Lingua Portuguesa 40
1.2 Processo saúde doença 40
1.2 Procedimentos de Enfermagem voltado para ao cuidado do idoso 40
1.2 Desenvolvimento Humano I 40

2º Semestre - Graduação - Gerontologia

2.1 Desenvolvimento Humano II 40
2.1 Cultura e Sociedade 40
2.1 Educação em Direitos Humanos 40
2.1 Atividade Física durante o envelhecimento 40
2.2 Bioética 40
2.2 A sexualidade no envelhecimento 40
2.2 Psicologia do Relacionamento Humano 40
2.2 Príncipios da Andragogia 40

3º Semestre - Graduação - Gerontologia

3.1 Legislação e Ética Profissional 40
3.1 Nutrição Humana 40
3.1 Trabalho e envelhecimento 40
3.1 Farmacologia voltada para o envelhecimento 40
 - Eletiva: LIBRAS 40
3.2 Gestão em Saúde 40
3.2 Políticas públicas da saúde 40
3.2 Primeiros Socorros I 40
3.2 Cuidado Paleativos I 80

4º Semestre - Graduação - Gerontologia

4.1 Direito voltado para Gerontologia 40
4.1 Cuidados Paleativos II 40
4.1 Primeiro Socorros II 40
4.1 Diciplina 80
4.2 Empreendedorismo e inovação 40
4.2 Aspectos sócio culturais do envelhecimento 40
4.2 Avaliação Gerontológica 80
4.2 Disciplina 80

Ver mais

Objetivos

      O aluno do curso de Gerontologia estuda as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e procura adaptar essas mudanças para que o idoso tenha uma vida mais tranquila nos aspectos físicos, psicológicos e biológicos. No decorrer da graduação, o aluno se depara com as disciplinas de Procedimentos de Enfermagem voltado para ao cuidado do idoso, Atividade Física durante o envelhecimento, Psicologia do Relacionamento Humano, Farmacologia voltada para o envelhecimento, Primeiros Socorros, Avaliação Gerontológica, Cuidados Paliativos, dentre outras que se fazem parte da matriz curricular.

      O mercado de trabalho procura por profissionais que trabalhem em ambulatórios, clínicas especializadas, ONGs, órgãos de assistência social, hospitais, casas de apoio a idosos, centros de saúde e convivência, além de atendimentos domiciliares. Outra oportunidade para gerontólogos é a de atuar com pesquisas em instituições de ensino superior, lecionar para profissionais da saúde ou mesmo para leigos que cuidem de pessoas idosas.

Vantagens

      Dentre os vários diferenciais que o curso apresenta, está a oferta de disciplinas em formato dinâmico, propiciando maior interatividade com o conteúdo que estará sendo lecionado. Para tal, as aulas serão desenvolvidas utilizando metodologias de aprendizagem ativa específicas para o formato de ensino a distância, além da utilização de laboratórios virtuais e simuladores. O aluno sentirá que está na sala de aula ou em um laboratório de análises, mesmo assistindo às aulas em sua casa. A utilização de simuladores que remontam as atividades práticas propiciará ao estudante vivenciar experiências remotas que o coloquem em contato com a prática da profissão. Ao final de cada trimestre, os alunos terão um encontro extra de maneira remota e ao vivo com mentores especializados nos assuntos oferecidos naquele trimestre. Este será o momento de unir o conhecimento à prática.

Estacionamento
Material didático exclusivo
Certificado reconhecido em todo território nacional
 
Garantia de aprendizado
Balcão de empregos
 
+ 16 anos de mercado
+ 11 mil alunos
64 cursos
34 professores